Vivendo por Fé

Texto Base: Hebreus 10.38a e 11.6a

site 1“…todavia, o meu justo viverá pela fé.” Hb 10.38a

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11.6a

Hoje celebraremos a Ceia do Senhor, um momento muito especial na vida do crente e da comunidade dos santos. É uma cerimônia simples, mas cheia de significado, de graça e acompanhada de uma promessa maravilhosa: o retorno de nosso Senhor Jesus Cristo! “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.” (1Co 11.26). Como toda atividade rotineira, há o risco de perdermos o verdadeiro sentido do que fazemos, participando de algo sublime e poderoso desatentamente e até mesmo entediados! A Santa Ceia foi instituída pelo Senhor Jesus na noite em que foi traído e ordenado que a praticássemos até o seu retorno (Lc 22.19) “…fazei isto em memória de mim.” (1Co 11.24).

Há três ênfases claras na Ceia do Senhor, por isso é chamada de “memorial”:

1) A Ceia nos lembra da obra de Jesus na cruz e da consequente aplicação dos benefícios desta obra na vida de todos aqueles que creem. Algo que ocorreu no passado e que poderosamente e graciosamente nos alcança hoje.

2) A Ceia nos alerta da necessidade de vivermos em santidade: vivendo de modo digno do evangelho (Fp 1.27). Aqueles que foram alcançados por Jesus não podem viver na prática do pecado. Examine- se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.(1Co 11.28)

3) Finalmente, a Ceia é o anúncio da volta de nosso Senhor Jesus Cristo e todas as vezes que a celebramos estamos nos relembrando desta verdade alentadora. Que evento maravilhoso é a Ceia do Senhor! E que tragédia é perder estes elementos de vista, participando deste momento sem alegria, sem gratidão, sem contrição e sem esperança!!

A fé é fundamental neste momento santo, pois sem ela as três ênfases da Ceia ficam enfraquecidas, gerando uma religiosidade vazia e cansativa! É preciso crer nas palavras e promessas de Jesus para que este momento seja significativo, renovador e alentador. A fé é definida em Hebreus 11.1 desta maneira: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Diante disto, é claro o privilégio que temos no momento da Ceia:

1) Pela fé recebemos a Cristo, a fé salvadora, e fomos feitos filhos de Deus. Antes estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2.1), éramos por natureza filhos da ira (Ef 2.3). Olhamos para o passado, para a cruz, onde Jesus nos redimiu, nos lavou de todo pecado e fez conosco uma aliança maravilhosa! “…tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós…Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. (1Co 11.24-25)

2) Pela fé escolhemos andar em santidade, pois por ela somos assegurados pelo Espírito, em nossas almas, que somos filhos de Deus (Rm 8.12-17) e que devemos lutar para sermos como ele é. (Fp 1.12-16). Pela fé pedimos perdão pelos nossos pecados, pois sabemos que temos advogado junto ao Pai que nos perdoa e purifica de toda injustiça. (1Jo 1.9) A Palavra de Deus nos informa e assegura de todos os benefícios da vida em Cristo, e sua abrangência, nos levando a viver somente para Ele e por Ele.

3) Finalmente, também pela fé, vivemos na esperança do encontro com Cristo, quando o veremos face a face (Rm 13.12,13). A Ceia do Senhor, primeiramente, nos lembra, todos os dias, que não pertencemos a este mundo, somos cidadãos do Céu, e, portanto, não devemos amá-lo (1Jo 2.15). Em segundo lugar, nos leva a olhar para o futuro com esperança, sabendo e enunciando que nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo voltará!! Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. (1Co 11.26) Jesus mesmo afirmou que iria nos preparar um lugar, e que deseja nos ter com Ele para sempre. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (Jo 14:2,3) Que verdades maravilhosas! Irmãos queridos, que privilégio imenso este que temos em Jesus! Estas coisas celebradas na Ceia do Senhor já nos estão garantidas, e não precisamos fazer nada mais do que crer e viver segundo estes fatos! “…todavia, o meu justo viverá pela fé.” (Hb 10:38)

A Ceia é este “memorial” maravilhoso de nossa condição em Cristo, e futura vida em glória na eternidade! Então, em obediência a Jesus, pela fé, participemos da Ceia do Senhor Jesus, gratos pela salvação, em santidade e novidade de  vida, e cheios de esperança pelo retorno do Senhor e novo céu e nova terra.

Pastor Sergio Horta.


Edificação – Questões

1) Duas ou três pessoas da célula podem compartilhar, brevemente, o que entendem sobre a Ceia do Senhor?

2)  Leia 1 Coríntios 11.26 e 27, e diga quais os aspectos de grande relevância na Ceia do Senhor, que devemos levar em altíssima consideração?

3)  Que características de vida prática se entendem em 1 Coríntios 11.28, 31-32, que devemos oferecer a Deus a cada dia, e pela fé?

*Publicado em: Boletim da Igreja Presbiteriana de Manaus, n°941, de 01 de fevereiro de 2015
Vivendo por Fé
Tagged on:                                                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *