Grupos Familiares

Sobre   lulas Familiares   Paixão pela Vida   Por Amor

 Células Familiares

 

Cada casa uma igreja, cada membro, um ministro…

A visão da igreja nos lares, tal como acontecia na Igreja Primitiva, surgiu no coração dos pastores Caio Fábio D’ Araújo e Caio Filho. Em 1980, o pastor Caio (pai) desafiou os membros da IPManaus a compartilhar o Evangelho nos pequenos grupos. No entanto, essa primeira iniciativa de implantar grupos familiares (hoje chamados de células), funcionou por aproximadamente seis meses.
No ano de 1986 houve uma segunda tentativa, que durou entre três e quatro meses. Em março de 1995, a Igreja Presbiteriana de Manaus iniciou pela terceira vez o trabalho de implantação dos grupos familiares. A experiência começou com cinco grupos protótipos de gerações integradas, onde o amor de Deus era compartilhado com crianças, adolescentes, jovens e adultos, em cada uma das reuniões.
A vivência e o ensino do Evangelho nas casas alcançou naturalmente os familiares e os amigos dos membros, resultando na multiplicação natural dos grupos pequenos. Os grupos trouxeram um novo estilo de vida à igreja e uma nova disposição de pregar o Evangelho no dia a dia, nos locais onde o Senhor tem nos colocado (família, vizinhança, escola, trabalho etc). Tanto que, após três anos de implantação dos grupos protótipos, o conselho da IPManaus decidiu, no ano de 1998, que as células seriam o principal modelo da igreja para a evangelização urbana.
Para tomar essa decisão, a liderança teve o cuidado de aguardar e avaliar o resultado de três anos de vivência e de multiplicação das células nas casas. Essa cautela foi necessária, tendo em vista que as primeiras experiências de implantação, na década de 80, não tiveram continuidade. Em 1999, quando já existiam 43 grupos pequenos, aconteceu na IPManaus o primeiro módulo do “Ministério Igreja em Células”.
Com os grupos em constante crescimento, no fim da década de 90 surgiram às primeiras células protótipos de adolescentes e jovens. Em 2004, a igreja deu início às células de crianças.
Com a Graça e a direção do Senhor, a convivência em comunidades pequenas se tornou um estilo de vida na IPManaus. A igreja encerrou 2014 com aproximadamente 380 células familiares, que estão organizadas em quatro distritos. O mais recente deles, criado em novembro de 2013, é o Distrito 04 (“Zoe”), o primeiro voltado para os jovens.

Secretaria de Células Familiares

Maristela Sampaio

(92) 3194-1700