Chamados da Morte para a Vida

Texto base: Efésios 2.1-10

O texto de Efésios 2.1-10 é a reafirmação de que Cristo tem o direito de pertencimento sobre todo aquele que pela Graça foi resgatado, regenerado e libertado para a salvação. A narrativa em tela trata exatamente de que fomos tirados da sepultura, da condição de mortos “em nossos delitos e pecados” (v.1b), e levados ao trono da graça de Deus “mas, Ele nos deu vida” (v.1a). Da nossa condição sem Cristo, para a nossa posição em Cristo. Do homem com natureza caída, para o que ele pode vir a ser mediante a Graça de Deus. Segundo os comentaristas reformados, esse parágrafo de Efésios é uma espécie de biografia sobre o destino do homem sem Cristo em contraste com o destino do homem que é vivificado em Cristo. Partindo deste pressuposto, o tema para a nossa reflexão é: Da Morte para a Vida! Para melhor compreensão iremos pedagogicamente dividir essa temática em dois argumentos: 1. Qual é a condição do ser humano sem Cristo? Em primeiro lugar, é de morte (v.1). A expressão: “Mortos em transgressões e pecados” significa que o apóstolo está falando da morte espiritual.

A pessoa morta espiritualmente é incapaz de entender e discernir as coisas espirituais. Ela não possui vida espiritual nem pode fazer nada que possa agradar a Deus. O comentarista bíblico Warren Wiersbe diz que a “morte” na Bíblia é essencialmente “separação”, não somente em termos físicos, mas também em termos espirituais, como o espírito é separado de Deus (Isaías 59.2).

Em segundo lugar, é de desobediência (v.2,3a), é perceptível a existência nas Escrituras sobre o que conduz o homem a viver sob o espectro da desobediência é: o mundo, a carne e o diabo. Sobre o mundo, Paulo não está tratando sobre a natureza criada por Deus, mas sim, sobre uma estrutura sistêmica que leva o homem a se conformar com os valores deste mundo (Romanos 12.2). O apóstolo João é incisivo em afirmar que “quem ama o mundo não pode amar a Deus” (1João 2.15-17). Sobre o diabo, refere-se ao espírito que atua nos filhos da desobediência. E este veio para “matar, roubar e destruir” (João 10.10). Sobre a carne, neste caso, não está se referindo ao nosso corpo, mas sim a nossa natureza caída e que deseja dominar nossa mente e nosso corpo, levando-nos a viver uma vida de desobediência a Deus.

Em terceiro lugar, é de depravação (v.3b), uma pessoa que ainda não foi regenerada em Cristo vive para agradar a vontade da carne e da mente. Suas atitudes são completamente pecaminosas porque suas intenções também são pecaminosas. Ele está completamente escravizado pelo pecado!

Em quarto lugar, é de condenado (v.3c), o que o apóstolo Paulo está afirmando é que uma pessoa não regenerada e que rejeitou o conhecimento de Deus, por natureza, é filho da ira. A pessoa incrédula, não salva, já está condenada (João 3.18). Certamente, essa é a condição do ser humano sem Cristo!

Agora, iremos tratar sobre o argumento: 2. Qual a nossa posição em Cristo? Em primeiro lugar,  é de amados por Deus (v.4), por natureza, por essência, “Deus é amor” (1João 4.8). Esse amor de Deus por nós tem como ícone a misericórdia e a Graça. Essa realidade espiritual é transmitida a nós por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Foi no calvário que Cristo evidenciou que, de fato, somos amados de Deus.

Em segundo lugar, é de vivificados (v.5), a implicação dessa afirmação é que Deus nos dá a vida mesmo quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Deus nos ressuscitou da morte espiritual, e nos deu vida juntamente com Cristo: “pela graça sois salvos”.

Em terceiro lugar, é de exaltados (v.6), esta expressão não nos deve levar a uma perspectiva triunfalista e nem de altivez espiritual. Mas, o que o apóstolo está dizendo é que Deus nos tirou da morte para a vida. Isto quer dizer que não somente saímos da sepultura e fomos ressuscitados, mas também exaltados. Se fomos unidos a Cristo, seremos exaltados com Ele.

Em quarto lugar, é de agraciados (v.7-9), o propósito principal de Deus em nossa salvação é sua própria Glória. A salvação é um presente de Deus, não uma recompensa. A salvação não pode ser por obras, porque a obra da salvação já foi plenamente realizada através de Cristo na cruz. A salvação é pela Graça! Mediante a fé. É a Graça que nos salva pela instrumentalidade da fé. A salvação é um ato exclusivo de Deus. Concluindo, o versículo dez diz; “Pois somos feituras dele, criados em Cristo Jesus”. O termo grego “feitura” é “poiema”, que quer dizer “poema”. Isto quer dizer, que somos a obra prima de Deus. Criados para a sua glória. Louvado seja Deus!

Soli Deo Glória!

Pastor Francisco Chaves dos Santos


Questões para Edificação

  1. Como cristãos, de que forma temos andado e vivido neste mundo? Ef. 2.1-10
  2. Temos nos apropriados das prerrogativas da nossa posição em Cristo? Ef. 2.4-10
*Publicado em: Boletim da Igreja Presbiteriana de Manaus, no dia 25 de janeiro de 2015
Chamados da Morte para a Vida
Tagged on:                                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *