O Legado da Reforma

20150808_130001

Cremos em um Deus que intervém[1] na história das nossas vidas e na história da humanidade. Não cremos em um Deus que criou o mundo e nos abandonou[2], mas cremos em um Deus soberano, que governa cada indivíduo e a humanidade como um todo.
Com base nisso, tivemos muitos períodos na história em que Deus se manifestou de forma clara e objetiva, e um desses períodos em que Deus interveio de forma sobrenatural ficou conhecido como Reforma Protestante. A Reforma não foi um movimento formado por um único homem, mas por vários homens, porém arquitetado por um único Deus.

A Primeira “chama” da Reforma veio da fogueira que queimava John Huss (1372-1415), reformador da Boemia, que foi condenado para ser queimado vivo pelo Concílio de Constança. No cárcere, João Huss disse: “Podem matar o ganso (em alemão, sua língua natal, huss é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar”.

Passados mais de 100 anos da morte de Huss, na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero, seguindo o mesmo ideal de lealdade às Escrituras de Huss, fixa as suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Witenberg como um protesto contra as práticas abusivas da igreja. E como legado do desenvolvimento dos estudos de Lutero e suas teses, surgem os cinco pilares da reforma protestante, que são também conhecidos como os cinco solas da reforma.

Sola Scriptura (Somente as Escrituras), pois as escrituras são a regra de fé e prática para o crente (2 Tm 3. 16-17); Sola Christus (Somente Cristo), pois somente pela fé em Jesus Cristo podemos ter a salvação (At 4.12); Sola Gratia (Somente a Graça), porque a única causa eficiente para a salvação é a graça de Deus, pois  ninguém pode ser salvo por mérito próprio, por obras ou sacrifícios (Ef 2.8 e 9); Sola Fide (Somente a Fé), pois o homem só pode ser salvo mediante a fé em jesus Cristo (Rm. 5:1); e Soli Deo Gloria, porque somente a Deus devemos dar glória (Salmos 90:2; Ef 2. 1-10; Jo 4.24; Tg 1.17).

Na Suíça, influenciado pelo movimento alemão de Martinho Lutero, surgiu um movimento protestante, ligado à pessoa de Ulrico Zuínglio (1484-1531) em Zurique. Depois da sua morte prematura, o movimento protestante veio a ser liderado em Genebra pelo seu maior teólogo e articulador, o francês João Calvino (1509-1564).

Dentre o legado de Calvino, temos As institutas da Religião Cristã, 1536, conteúdo que é considerado como o primeiro tratado sistemático da igreja protestante. Calvino escreveu as Institutas com apenas 27 anos de idade, e produziu também diversos comentários expositivos da Palavra de Deus. Foi também o principal articulador das concepções doutrinárias e da forma de governo que vieram a ser a base das igrejas presbiterianas.

Além de resgatar o sacerdócio de todos os santos, a leitura e o exame das escrituras pelos leigos, estes reformadores tinham algumas características comuns.  Foram homens:

  • Extremamente corajosos ao ponto de se expressarem naquilo que estava em desacordo nas suas igrejas em relação à Palavra de Deus;
  • Colocaram o cumprimento da Palavra de Deus acima das suas vidas e do status clerical que possuíam na época;
  • Usados por Deus para mudar o contexto da igreja e da sociedade em sua volta.

Antes da reforma estrutural que estes homens fizeram na vida da igreja medieval como um todo, o Senhor Deus operou no coração destes homens. A nossa oração é que, assim como Deus reformou o coração destes homens antes de reformar estruturalmente a Sua igreja, Ele reforme os nossos corações para realizarmos reformas estruturais nas nossas vidas, nas nossas famílias e na nossa sociedade, ao ponto de confessarmos com convicção o que nos foi legado pela Reforma Protestante: Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria.

No amor do Senhor Jesus,

Pr. Paulo César Diniz de Araújo

[1] O Deus que intervém é o título de um livro de Francis Shaeffer.

[2] Não somos deístas, ou seja, pessoas que aceitam que Deus criou o mundo, mas descartam a intervenção divina no mundo criado por Ele.

O Legado da Reforma
Tagged on:                             

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *