É tempo de semear

Texto base: Mateus 13.1-9

site 2Essa é a primeira parábola de Jesus, na qual Ele ensina alguns mistérios do reino dos céus para os seus discípulos (Mt 13.10-23). A parábola é sobre evangelização e o que acontece no coração de quem ouve as palavras de Deus.

São quatro as reações ao ouvir o evangelho. Em cada quatro pessoas que ouvem o evangelho, uma compreende, persevera e por isso frutifica. Uma não compreende e o maligno arrebata o que foi semeado em seu coração. Outra recebe a Palavra, mas quando vem a provação, cai fora. Esse é o hedonista. Gostou das Boas Novas, sentiu alegria, mas sua fé é rasa e pragmática. Nele não havia umidade suficiente e quando o sol saiu, queimou suas raízes.

E, ainda, outro recebe a Palavra, mas as preocupações deste mundo e a enganosa fascinação das riquezas sufocam a mensagem, tornado-a infrutífera. Esse é o ambicioso. O seu coração está no ouro desse mundo. Se ele é pobre, pensa assim: “se eu ficar rico serei feliz”. Ele persegue essa riqueza, engana os outros e essa fascinação é como espinhos, porque sufoca a Palavra.

Devemos pedir ao Senhor que nos livre das preocupações dominantes e dos sonhos mundanos e enganosos, para que a mensagem do reino tenha livre curso no coração. Então, a mente, resgatada das ansiedades que a torturam e das ilusórias fantasias, será capaz de refletir sobre o caminho de Deus.

Vivemos numa cultura em que somos medidos pelo que possuímos, como nos vestimos e nos é dito dia e noite: “compre, compre, tenha mais…”

A última semente caiu em boa terra e frutifica abundantemente. Esse é o que compreende a Palavra e persevera. Ele enfrenta as provações, as angústias com fé e esperança. Esse ouve porque quer ouvir. Esse é o homem ou mulher do Sl 1.

 O alvo do semeador é a Colheita.

A colheita tem uma lei: “Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” (2Co 9.6). A colheita bem sucedida tem alguns elementos, além de uma boa semente.

  • Boa terra – é igual a um bom coração. São os que ouvem e compreendem a mensagem;
  • Umidade – a palavra umidade vem de humos, que é também a raiz de “humor”. O solo rochoso não tem essas condições. Essa umidade pode significar oração, olhos úmidos, arrependimento, profundidade de fé e propósito.
  • Limpeza – Todo agricultor mantém limpo o campo de sua plantação. Ele tira os espinhos da ganância, da fascinação da riqueza. Jesus ensinou que o Pai é como agricultor que limpa os galhos da videira para poder frutificar.

É preciso retirar as ervas daninhas, os parasitas que sugam a energia da planta. O ressentimento, os vícios, as compulsões tiram a energia da planta. Se alguém ora e Lê a Bíblia todos os dias e limita o uso do celular e do computador, por exemplo, vai frutificar, porque Jesus é a videira. Ele vai dar fruto através de você. Mas, se você “está viciado” em alguns aplicativos, arrependa-se e volte-se para o Senhor;

  • Saúde – Determina a qualidade e a quantidade da colheita. Na agricultura, os adubos orgânicos e químicos são eficazes na produção;
  • Esperança – O semeador acorda cedo, trabalha duro e luta para vencer pragas e as intempéries na esperança da colheita (Ec 11.4,6). Ele sabe que depende dos fatores climáticos, das chuvas que vão ajudar ou matar sua colheita.

O cristão, em sua semeadura, conta com a bênção dos céus, porque está obedecendo à ordem do Senhor de fazer discípulos e, até em tempos difíceis, nossa colheita é abençoada (Gn 26.1-4, 12-16, 24-25). O membro da IPManaus conta com elementos importantes, que são a célula familiar e o discipulado (pessoal e em grupo).

A semeadura desencadeia todo o processo que gera a colheita. Vamos semear na esperança de uma grande colheita. No ano passado tivemos o dobro de frutos na Sede. Até 2013, nossa média era 180 novos membros, mas em 2014 foram mais de 370. Na igreja-mãe e em suas congregações, nossa média era de 400 novas pessoas e cresceu para mais de 600.

O que vai acontecer nos próximos três anos? Se nos unirmos na Semeadura e na Condução, a Colheita vai ser grande. Então, vamos fazer cultos outra vez na Central, à tarde, e depois no Pedras, pela manhã. Muita gente vai ser salva e as células vão crescer mais e mais e o Senhor vai ser glorificado em tudo isso. Glória ao nome dele e mãos à obra.

Pastor José João Mesquita


Questões pra edificação

Mt 13.1-23

1 – Como percebemos os quatro tipos de solos da parábola no dia a dia (v. 4-9)?

2 – Qual a razão de os três primeiros solos (corações) não frutificarem e não permanecerem no caminho do Senhor (v. 19-22) ?

3 – Por que um dos solos produziu em abundância (v. 23; Lc 8. 15)?

4 – Quais são os elementos necessários para uma boa colheita? Favor, leia no boletim.

Lembre, estamos na Semeadura. É tempo de semear. Ore pelo Impacto Evangelístico no Pedras Vivas e pelos retiros no Monte Sião, Rio Negro, Rio Solimões, em Itapeaçu e Barreirinha, no Paraná do Ramos, no CTM e muitos outros.

*Publicado em: Boletim da Igreja Presbiteriana de Manaus, n°942, de 8 de fevereiro de 2015
É tempo de semear
Tagged on:                                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *