Deus e a Sua Palavra

Texto base: Deuteronômio 6.1-9

chave

No princípio Deus criou todas as coisas existentes pela Sua Palavra: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”.  “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Houve luz, firmamento, separação de águas, porção da terra seca, árvores e seres viventes. A mesma Palavra  que fez vir à existência o que nos é visível. Segundo o dicionário hebraico do autor Strong, a palavra “criou” (bara’) tem também o significado de moldar e assim o homem foi moldado segundo a imagem e a semelhança do criador, quando Ele disse “Façamos”. O homem, moldado a partir do que já existia, o pó da terra, recebeu fôlego de vida. As almas vivente (homem e mulher) receberam do Senhor a bênção para se multiplicarem; eles foram fecundos e chegamos onde estamos: uma terra povoada por homens e mulheres.

Desde o princípio, Deus estabeleceu a família como a base de uma sociedade sólida, com valores morais e éticos, ficando bem claro que a família se estabelece a partir da relação direta entre um homem e uma mulher (Gn.1:27). Em segundo lugar, deu-lhes o poder de gerar filhos com a finalidade de povoar a terra e só assim tornou-se possível habitarmos em toda a terra (Gn.1:28).

Deus deu aos pais a incumbência de ensinar aos filhos seus princípios e valores eternos. Em Dt.6:1-9, observamos que os pais devem ser conhecedores e praticantes desses princípios e assim transferi-los aos filhos. Deus ensinou aos pais um método de ensino que hoje chamamos de método de ensino cognitivo, com decretos e ordenanças para serem cumpridos. Assim, todos desenvolveriam a capacidade da percepção, atenção e raciocínio, estando aptos a tomar decisões cabíveis, agir com consciência. O verso dois inicia dizendo que este ensino levaria o povo todo a temer ao Senhor. A expressão “temer a Deus” tem o significado de confiança reverencial a Deus, que inclui compromisso com sua vontade (Palavra) revelada. Como resultado da obediência, os pais, os filhos e os netos teriam vida longa sobre a terra. Onde estava montada a sala de aula para transmitir o ensino? Verso sete: “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”. Esta é a palavra de Deus para nossos dias também! Se agirmos assim livraremos nossos filhos de dores e nos livraremos de angústias e sofrimentos vergonhosos como hoje se vê. Na Palavra de Deus nasce, cresce e se desenvolve um povo com valores morais, dando continuidade à base de sustentação de uma sociedade equilibrada, ou seja, a família.

Que dizer de uma geração ou de gerações sem princípios, sem valores morais e éticos? Temos os resultados diante de nossos olhos: pais desnorteados, sem saber aonde chegar, gerando filhos e deixando a educação primária de seus filhos a quem não tem a autoridade de execução. A geração se perdeu, foi entregue a si mesma.  Provérbios 29:15  diz: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe”. Ainda há tempo? Sim! Dt. 6:4: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”. Ele nos tem dado sua Palavra, nos orientando o que fazer, para ensinar a geração que de nós procede. Salmos 86:11:  “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome”.

Pr. Wellighton Farias


Questões para edificação

  1. O que nos impede de termos a sala de aula em nossas casas? (Dt.6:7.)
  2. Como os grupos familiares podem ajudar? (Dt.6:9.)
*Boletim da Igreja Presbiteriana de Manaus, n° 957. Publicado em 24 de maio de 2015
Deus e a Sua Palavra
Tagged on:                                                     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *